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Dicas para uma alimentação saudável

A importância dos Legumes e Verduras 
     Alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no dia a dia da sua família. Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer,doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como combate a obesidade.
     As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila,que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba,couve-flor e brócolis também são ótimas para comer, inclusive os talos.
    Enriquecendo a alimentação diária com essesnutrientes, você estará oferecendo saúde à sua família. 

Propriedades curativas
·    BATATA: Combate a cistite, corrimentos vaginais, feridas e picadas de insetos. É energética e deve ser comida com a casca.
·    BETERRABA: Previne anemia, alguns tipos de câncer, tosse,coqueluche e males do fígado. É diurética, energética, laxante e tonificante. O consumo regular de sumo de beterraba mostrou-se útil na diminuição dos níveis de colesterol total, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos.  
·    BRÓCOLIS: Contém fitoquímicos como Sulforafano e Indoles,conhecidos por terem capacidade de proteção contra o câncer e propriedades na produção de enzimas que destroem células cancerígenas. Sulforafano é o principal fitoquímico descoberto que elimina a H. Pylori,responsável pela gastrite e úlcera estomacal. Outras propriedades são:calmante, laxante, antianêmico e tonificante.  
·    CEBOLA: Combate anemia, câncer, gripe, obesidade,rachaduras da pele, colesterol alto, insônia e reumatismo. Contra males do aparelho urinário e circulatório, da próstata e da tireóide. É depurativa.
·    CENOURA: É uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 g desse legume. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo,Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite;é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.Age contra o câncer, anemias,asma, diarreia. É boa para circulação, ossos, olhos, pele e varizes. É cicatrizante e aumenta a produção de leite nas lactentes. 
·    MILHO : O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais. A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo e tonifica o músculo cardíaco. 
A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual. 
É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro). Contra artrite, cólicas e caxumba. Protege dos males da arteriosclerose. É diurético, energético e elimina o ácido úrico. 
·    REPOLHO: Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C. A vitamina C é necessária ao desenvolvimento dos ossos edentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias,como a pneumonia e a anemia secundária.
O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma, as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos. E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras. Contra caspa, seborreia, dores ciáticas, feridas em geral, náuseas, reumatismo,rouquidão. Também é anticancerígeno.  
·    SALSA: Anti-inflamatório, estimulante do apetite,depurativa, expectorante. Combate o mau hálito, pressão alta, icterícia,impotência sexual, sarampo, cálculos renais, dor de ouvido e problemas da menstruação.

 
Fonte: Elisabete Fernandes Almeida 
CRM 44.022

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